quinta-feira, novembro 24, 2011

Adeus ansiedade...

É pessoal um dos grande vilões de nossa saúde é nossa própria mente. É incrível como um simples pensamento pode afetar todo o nosso corpo.
Eu por exemplo tenho um grande problema de ser muito ansioso, pensativo que estou tentando controlar cada dia mais.
A ansiedade até certo ponto é muito boa, ajuda com a prevenir coisas incertas do futuro, mas ela em excesso é complicado. Como diz minha mãe, tudo que é demais é ruim!
Eu estava em um nível de ansiedade do tipo assim: querendo pagar as contas que vencem dia 25 já no dia 5 (sem ter o dinheiro), isso até que pode ser bom, mas ficar pensando demais nisso me deixa tenso, consequentemente desmotivado, começo a achar que ganho pouco, fico "matutando"que tenho muitas contas, que não vou terminá-las nunca, etc. Enfim desencadeia N pensamentos e a maioria negativos. Consequentemente chega a afetar a minha saúde.
Eu tenho muito essa mania de pensar muito a frente, coisas que vão acontecer, ou que terei de fazer daqui a meses, fazendo com que eu não viva o presente de verdade.
Já pesquisei na internet que existem exercícios de respiração, meditação que ajudam, praticar exercícios físicos e se isso for pouco existem medicamentos mesmo.
Quando fui no médico ver minha labirintite eu comentei com ele sobre minha ansiedade, ele perguntou se eu achava que era tanta a ponto de ele receitar um remédio (calmante). Eu disse que não tinha necessidade (detesto remédios assim como a maioria claro, exceto hipocondríacos).
Agora venho tentando controlar, estou bem mais calmo ao natural, não sei se é porque o remédio da labirintite me deixa mais sonolento, mas estou muito bem.
Não estou "esquentando" muito a cabeça, resolvo as coisas na medida do possível, se não der pra resolver paciência.
Rezar ajuda muito, de vez em quando lá em casa eu pego um rosário. Já vi casos que médicos receitam este tipo de tratamento. Pra mim do mesmo modo que você vai sentar para meditar, vai fazer um Yoga da vida, por que não rezar? Você vai respirar do mesmo jeito, vai estar quieto e o melhor falando com Deus (para aqueles que acreditam).
Acredito que o ritmo acelerado que a sociedade "impõe" hoje as pessoas é o causador dessa ansiedade alta, consequentemente estresse, mais doenças, etc. Exemplo: Hoje o horário de almoço é tão corrido, que devemos praticamente "beber" a comida para não atrasar, daí em um final de semana que você nem está trabalhando, você acaba "bebendo" a comida sem nem perceber.
Bom pessoal vamos tirar o pé do acelerador um pouco e apreciar mais a paisagem!
A vida já é curta, não a deixa mais curta ainda!
Então: vamo que vamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário