quarta-feira, julho 06, 2011

Qualidade baixa devido ao alto consumismo?

Alguns podem até falar que estou velho, que isso é assunto de gente mais velha do tipo: Tudo no meu tempo era melhor que hoje! Mas fatos são fatos. Experimentem comparar a qualidade dos produtos, qualquer produto de 20 anos atrás com os de hoje. Um grande exemplo são os carros: Analisem a lataria de um Fusca, de uma Kombi com um carro zero hoje. Ou mesmo carros mais antigos, um Belair da vida com um Ford Fusion por exemplo. Lembrando que não me refiro a tecnologia e sim a qualidade da lataria neste caso. Se hoje bater de frente um Fusca com um Fusion eu aposto que as chances de o Fusion dar perca total e o Fusca não são extremamente altas. Até um parafuso hoje comparado aos de antigamente a qualidade dos atuais são bem inferiores. Deixando bem claro, o que vou dizer agora é opinião minha: Essa "baixa" qualidade deve-se ao alto consumismo, a grande necessidade de produzir em massa, produzir quantidades extremamente altas e quanto mais rápido melhor, fez com que a qualidade fosse para as cucuias. Não estou dizendo que nada hoje presta, apenas que a qualidade se comparada a 20 anos atrás é um lixo. Hoje parece que 90% dos produtos são totalmente descartáveis. O consumismo hoje é tão alto que torna essa necessidade de produção rápida e em grandes quantidades. Antigamente uma pessoa ficava com seu carro por uns 10 anos ou mais. Hoje existem pessoas que trocam de carro todo ano senão menos. Sapatos, roupas, tênis antigamente era usados por um longo tempo, e principalmente eram consertados, haviam os sapateiros, profissão hoje que está desaparecendo, ou mesmo os alfaiates. Reflita: Quantos lugares que consertam sapatos você conhece? E que arrumam roupas? Agora pense quantas lojas que vendem tênis, sapatos você conhece? E que vendem roupas? Hoje em minha opinião deixando bem claro isso mais uma vez, a filosofia da maioria das pessoas é: Estragou? Joga fora! A para isso se tornar um consumismo maior ainda, o preço que os raros lugares cobram para consertar alguma coisa é tão alto que realmente compensa estar comprando um novo. O crédito fácil, "dinheiro" fácil que torna isso possível, o consumismo exagerado tanto é que não sei quanto tempo existe o cartão de crédito, mas a 20 anos atrás se existia não era comum!
Bom enfim, alto consumismo acabou com qualidade.
Sei que muitos vão concordar com essa minha opinião, muitos vão discordar, muitos serão indiferentes, mas o blog está ai, aberto para discussões.

4 comentários:

  1. Pura verdade!
    Até refrigerante ja perder o sabor!
    Olha a qualidade do SNES em aspecto fisico e compara com um Playstation.
    Até copo pode ser comparado, aqui em casa mesmo tem copo antigo que ta perfeito até hoje, em compensação copos que comprou esse ano ja quebrou tudo.
    Eu tenho um monitor CRT aqui com 15 anos! Em compensaçao meu LCD durou apenas um ano e meio!
    Se for listar comparações da pra passar o dia aqui falando!
    Muito bom seu post Paulo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Júlio. Outro exemplo bom que lembrei: móveis! Compara um guarda-roupa com os de hoje.
    Realidade nua e crua.
    Obrigado por dar sua opinião!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja acredito que houve uma mudança de estratégia de mercado, por exemplo antigamente só ricos tinham carros, e eles eram feitos pra durar, hoje em dia as grandes empresas descobriram uma forma de lucrar mais, vender mais barato produtos que duram menos, e sempre lançar novidades no mercado, pra induzirem todos a comprar mais, as empresas ficaram mais inteligentes, e nós, meros mortais, temos que nos adaptar com essa realidade, pois provavelmente a tendencia é que aumente cada vez mais essa proporção, como acontece com celular, logo irá acontecer em todas as áreas, você compra algo hoje que amanhã já não vale nada...

    ResponderExcluir
  4. Realmente verdade, outro ponto de vista, e que pra mim é válido também!
    Obrigado pela opinião!

    ResponderExcluir