Ai pessoal, conforme prometido a muito tempo, a foto do famoso Tambaqui de 6kg que meu pai pegou no sábado (05/03/11).
Meu pai que por sinal chama Paulo também, (copiou meu nome)eu o considero um profissional na pescaria, e foi ele quem me ensinou tudo de pesca que sei, e tambem teve e tem muita paciência me levando para pescar com ele desde pequeno.
É o tipo de cara que vai no pesqueiro onde ninguém está pegando nada, pode ter certeza de que ele vai pegar.
OBS: Foi pego no molinete sem pezinho e com anzol número 2 Xinu, na salsicha!
Eu também tinha que tirar uma foto com o bichão né, um dia também pegarei um destes...Fera demais!
Ah e pra quem ta curioso sobre este peixe:
Tambaqui (Colossoma macropomum), também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Boca prognata pequena e forte com dentes molariformes. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos são cinza claro com manchas escuras espalhadas na metade superior do corpo. O tambaqui alcança cerca de 110 cm de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobre-pesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. Peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.
É uma espécie que realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes. Durante a seca, os indivíduos jovens ficam nos lagos de várzea onde se alimentam de zooplâncton e os adultos migram para os rios de águas barrentas para desovar. Na época de desova não se alimentam, vivendo da gordura que acumularam durante a época cheia (Ferreira, A.S.G., 2006).
Pacu preto ou Pacu Negro
O tambaqui apresenta nomes em outras linguas que são traduzidos como "pacu escuro" ou "pacu negro", esta cor escura ou negra ocorre, com o tambaqui, em rios do Peru e mesmo no Brasil apesar da cor comum ao tambaqui ser outra. Porém esta cor também ocorre com o pacu caranha (Piaractus mesopotamicus=Colossoma mitrei) que apresenta a cor negra quando encontrado em rios do Pantanal de águas cristalinas e ocorre também com (Colossoma bidens). Já o pacu-caranha do Rio Aquidauana é bem mais claro, com uma coloração bastante semelhante a comum ao tambaqui.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambaqui
"Foi pego no molinete sem pezinho e com anzol número 2 Xinu, na salsicha!"
ResponderExcluirMeu Deus, quanto termo técnico!!!
Pra mim pesca se resume tem 4 coisas:
Vara, anzol, isca e peixe, hehehe
Viu só os termos, estou me especializando nisso rs...
ResponderExcluirMolinete (aquela vara com carretilha), pézinho (um pedaço de cabo de aço ou um anzol com o "pé" maior para o peixe não cortar a linha, anzol número 2 é um anzol bem pequeno, quando maior o número maior o tamanho do anzol!
Fala paulo, pois é é esse tambaqui que a a gente come aqui no AM, só que um de 6 kg custa uns 10reais por aqui e eeu pesco na feira kkkk
ResponderExcluirsó corrige uma coisa no post, nomes cientificos são palavras em latim, portanto segundo as normas da escrita nacional devem vir destacados no texto, seja sublinhado ou em italico.
Abraços
Kkk é que foi apenas um Ctrl+C Ctrl+V do Wikipedia, por isso pegou a fonte padrao, esta ajustado.
ResponderExcluir